sábado, 30 de novembro de 2013

ONU pede fim das barreiras para pessoas com deficiência


Ban Ki-Moon pede que dêem oportunidades a todas as pessoas com 

O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos Governos, membros da ONU, empresas e sociedade civil para que quebrem barreiras e dêem oportunidades a todas as pessoas com deficiência.
«Juntos vamos construir uma sociedade inclusiva para todos», diz Ban Ki-Moon numa mensagem alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala na terça-feira, este ano sob o lema «Quebrar barreiras, abrir portas: por uma sociedade e desenvolvimento inclusivo para todos».

Na mensagem o secretário-geral lembra que mais de mil milhões de pessoas vivem com alguma deficiência e diz que é necessário eliminar «todas as barreiras que afetam a inclusão e a participação de pessoas com deficiência na sociedade, incluindo mudanças de atitudes que incentivam o estigma e a institucionalização da discriminação».

Ban Ki-Moon lembra ainda que na última reunião da Assembleia Geral sobre Deficiência e Desenvolvimento (em setembro) os Estados membros discutiram as formas como a exclusão afeta os deficientes mas também a sociedade como um todo.

E diz que esses Estados se comprometeram de novo a pugnar pelo desenvolvimento inclusivo da deficiência.

«A ONU continuará a apoiar estes esforços. Necessitamos de trabalhar mais para garantir que há infraestruturas e serviços de apoio ao desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável para todos», diz a mensagem.

Ban Ki-Moon recordou que foi inaugurado o Centro de Acessibilidade da ONU, na sede da organização, e apelou à restante organização das Nações Unidas e aos parceiros para que sigam a mesma orientação.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se desde 1998 e destina-se a consciencializar para os problemas que afetam cerca de 15 por cento da população mundial.

Rio Grande do Norte sempre a frente na inclusão - Projeto Autodefensores

Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte Lança Projeto Piloto para Auto-Defensores:  Workshop  Nacional da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ONU.
Caros,  2013 foi um ano deveras importante para Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte, chegamos aos 30 anos. Nos dias 17, 18 e 19 de agosto realizamos o Workshop  Nacional da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ONU, com a participação de 50 jovens com Síndrome de Down, da Região Nordeste. O evento teve como facilitadores as seguintes  profissionais: Margarida Seabra de Moura, Rebecca Nunes, Maria Teresa Mantoan, Iara Gurgel, Fátima Carvalho, Dulciana Carvalho Dantas e Claudia Werneck. Simultaneamente, foi realizado o Encontro de Pais dos Jovens com Síndrome de Down, onde  abordamos temas relevantes do aspecto  jurídico e social. Nosso projeto piloto teve sua pré estreia no VI Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, em  Recife, no ano de 2012, com o tema, ‘Agora é nossa vez: nada sobre nós sem nós’, considerando as pessoas com deficiência  intelectual como protagonistas  nas ações que envolvem suas vidas. Foi  idealizado, organizado e realizado pela Associação Síndrome do Rio Grande do Norte com apoio da Federação Brasileira das Associações Síndrome de Down, e  a partir de agora, junto com  todas as filiadas, realizará o projeto nas demais Regiões do Brasil. E para coroar nossas comemorações lançaremos no dia 04 de dezembro de 2013, a Campanha sobre a Convenção de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Aguardem!!!
Glauciane Santana
Presidente da Associação Síndrome de Down do RN
Vice-presidente da FBASD