sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A vida de Melissa e a Síndrome de Down

Carla Codeco e Patrícia Almeida do Yahoo Grupos – Síndrome de Down colocaram esse artigo. Nas palavras de Patrícia:

Esse artigo, muito legal, e de 2007. A moça é Melissa, filha de Steve Reggio, presidente da rede de livrarias americana Barnes and Noble. Infelizmente ela faleceu em 2008 aos 20 anos, com leucemia.

 
 Tradução:
 
Quando eu comecei a trabalhar nesta história, eu pensei que talvez eu não deveria fazer isso. Eu pensei que você vendo que eu tenho síndrome de Down, não iria gostar de mim.

Minha mãe acha que é bobagem. "Você já conheceu alguém que não gosta de você, porque você tem a síndrome de Down", ela me pergunta. Ela está certa, é claro. (Ela geralmente está!).

Quando as pessoas me perguntam o que é a síndrome de Down, eu digo lhes que é um cromossomo extra. Um médico lhe diria que o cromossomo extra provoca uma deficiência intelectual, que torna mais difícil para eu aprender as coisas. (Por exemplo, algumas das minhas aulas estão em uma "sala de recursos", onde as crianças com vários tipos de dificuldades de
 aprendizagem são ensinadas em um ritmo diferente.).
 
Quando minha mãe me disse pela primeira vez que eu tinha síndrome de Down, eu me preocupei que as pessoas pudessem pensar que eu não era tão inteligente como eles eram, ou que eu falava ou parecesse diferente.

 Eu só quero ser como todo mundo, por isso às vezes eu gostaria de poder
 devolver o cromossomo extra. Mas ter a síndrome de Down é o que me faz
 "eu". E tenho orgulho de quem eu sou. Eu sou trabalhadora, uma pessoa boa, e eu me preocupo com os meus amigos.
 
Muito parecido com você

Mesmo que eu tenha a síndrome de Down, a minha vida é muito parecida com a sua. Eu leio livros e assisto TV. Eu ouço música com meus amigos. Estou na equipe de natação e no coro da escola. Eu penso sobre o futuro, e com quem vou casar. E eu fico junto com as minhas irmãs, exceto quando tomam meus CDs sem pedir!
 
Algumas das minhas aulas são com crianças típicas, e algumas são com
crianças com dificuldades de aprendizagem. Eu tenho um assessor que vai
comigo para as minhas aulas mais difíceis, como matemática e biologia. Ela me ajuda a tomar notas e me dá dicas de como eu devo estudar para as
 provas. Isso realmente ajuda, mas eu também me esforço para fazer o melhor. Por exemplo, meu objetivo era estar em uma aula de Inglês regular no 12 º ano. E isso foi exatamente o que aconteceu este ano!
 
Mas às vezes é difícil estar com as garotas comuns. Por exemplo, eu não
dirijo, mas um monte de garotas na minha escola dirigem. Eu não sei se vou ser capaz, e isso é difícil de aceitar.
 
 Dream Job: Cantor

Eu tento não deixar coisas como estas me aborrecerem e apenas pensar em
todas as coisas boas da minha vida. Como, por exemplo, que eu publiquei
duas músicas. Uma das coisas que mais gosto de fazer é escrever poesia, e
um cantor conhecido do meu pai gravou alguns dos meus poemas.
 
Neste momento alguém está cantando minhas músicas, mas algum dia, eu quero ser o a pessoa a cantar. Eu sei que isso vai acontecer. Um dia eu olhei no espelho e imaginei alguém, uma pessoa famosa, e eu soube: eu vou ser uma cantora.
 
É verdade que eu não consigo aprender algumas coisas tão rápido quanto os outros. Mas isso não vai me impedir de tentar. Eu só sei que se eu
 trabalhar duro e for eu mesma, eu posso fazer quase tudo.
 
 See Me

Mas eu ainda tenho que me lembrar o tempo todo que é OK ser eu mesma. Às vezes, tudo o que vejo, tudo o que eu acho que as outras pessoas vêem é a minha aparência, não o meu interior. E eu realmente quero que as pessoas se aproximem e vejam como realmente sou.

Talvez seja por isso que eu escrevo poesia para que as pessoas possam
descobrir quem realmente sou. Meus poemas são todos sobre os meus
sentimentos: sobre minha esperança, sobre quando eu me machuco. Eu não tenho certeza de onde as idéias vêm, eu só procurá-las na minha cabeça. A sensação que tenho é que vêm de dentro de mim direto para o papel.
 
Eu não posso mudar o fato de ter síndrome de Down, mas uma coisa que eu mudaria: é a forma como as pessoas me enxergam. Eu diria a eles: Julge-me como uma pessoa inteira, e não apenas a pessoa que você ver. Trate-me com respeito, e aceite-me por quem eu sou. O mais importante, ser apenas meu amigo.

Afinal de contas, eu faria o mesmo por você.

 O que é Síndrome de Down?

Síndrome de Down é uma deficiência intelectual que ocorre em cerca de 5.000 bebês nos Estados Unidos que nascem a cada ano. Uma pessoa com síndrome de Down tem 47 cromossomos, estruturas microscópicas que carregam a informação genética para determinar quase tudo sobre uma pessoa. A maioria das pessoas tem apenas 46 cromossomos. É o cromossomo extra que pode causar certas características físicas (tais como baixa estatura e olhos amendoados) e atrasos na fala e no desenvolvimento.
 
Ainda assim, as pessoas com síndrome de Down são muito parecidos com você: Elas são pessoas únicas, com pontos fortes e talentos.


http://www.patriciaebauer.com/2008/04/08/melissa-riggio-dies-at-20-inspired-changes-in-bookselling-publishing-1910/

http://kids.nationalgeographic.com/kids/stories/peopleplaces/downsyndrome/


Ouça as músicas dela:
Gosto particularmente dessa: