terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Sono e a Síndrome de Down.

Um dos problemas que afligem as pessoas com a síndrome é o sono. Esse artigo do Movimento Down trata o assunto com seriedade, vale a pena ler:

http://www.movimentodown.org.br/2013/07/que-sono-pessoas-com-sindrome-de-down-tem-tendencia-a-desenvolver-problemas-para-domir/

Curso ensina experiências da Escola da Ponte no Brasil - PORVIR



"Fazer a Ponte no Brasil", com educador português José Pacheco multiplicará as experiências do Projeto Âncora.

Experiências educacionais “além mar” serão a base do curso online Fazer a Ponte no Brasil, que será realizado de 2 a 20 de março, e tem o objetivo de preparar educadores a reinventar práticas educacionais. O curso, que está com inscrições abertas, terá a participação do professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, de Portugal, que aplica há 30 anos um modelo revolucionário de educação – sem classes, séries, respeitando interesses e características individuais dos alunos.
Coordenados por Wilson Azevedo, diretor da empresa especializada em educação virtual Aquifolium, o curso também conta com aulas da equipe doProjeto Âncora, situado na periferia de Cotia, grande São Paulo. O projeto é responsável por uma escola sem fins lucrativos, que estimula a autonomia de estudantes (saiba mais sobre a experiência no especial sobre personalização do Porvir).
O site Porvir me chamou a atenção e comparto com vocês. Abaixo o "quem somos" deles:
Porvir significa “bem-estar futuro para todas as pessoas”. Nós queremos aprender a construir esse futuro e convidamos a sociedade brasileira a aprender conosco. Essa é a intenção do Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social que promove a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais, com o propósito de inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil.
Nossa concepção de educação compreende diferentes espaços e atores que promovem processos de ensino-aprendizagem, entre eles escolas, universidades, empresas, organizações sociais e governos. Esse é o campo de investigação da nossa equipe de jornalistas, que mapeia práticas, ferramentas, pesquisas e pessoas relacionadas ao universo da inovação e educação no Brasil e no mundo, com a colaboração de uma rede internacional de voluntários. Os chamados Antenas nos ajudam a identificar experiências já reconhecidas ou ainda em fase embrionária, capazes de gerar reflexões, ideias e soluções para os desafios educacionais brasileiros.
As informações mapeadas são disseminadas por meio do site e de um amplo processo de colaboração com a mídia. Todo conteúdo produzido pela equipe está disponível para uso livre. O portal também oferece a seção Garimpo,que traz uma seleção de artigos e matérias publicados em cerca de 70 veículos nacionais e internacionais.
Veículos de comunicação que desejam aprofundar a cobertura sobre o tema contam com o apoio do Porvir para identificar pautas, fontes e abordagens diferenciadas. Funcionamos como uma agência de notícias especializada e gratuita que ajuda a mídia a colocar a melhoria da educação no topo da agenda social brasileira.
Porvir também realiza uma série de ações para mobilizar tomadores de decisão e a população em geral. Encontros presenciais visam inspirar e orientar interlocutores estratégicos, como governantes, investidores e empreendedores sociais, especialistas, gestores educacionais e de recursos humanos. Eventos abertos ao público e interface via mídias sociais buscam qualificar o repertório da sociedade brasileira sobre o assunto.
Porvir é uma iniciativa do Inspirare, instituto que busca inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil.
CONTATO55 11 3813 7719                                                                                   contato@porvir.org