I Seminário Nacional sobre Deficiência e Funcionalidade - Transitando do modelo médico para o biopsicossocial
Nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, em Brasília/DF, acontecerá o I Seminário Nacional sobre Deficiência e Funcionalidade - Transitando do modelo médico para o biopsicossocial, organizado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O Seminário visa a debater o modelo biopsicossocial da deficiência em suas dimensões social e política. Nessa perspectiva, o seminário se volta à desconstrução da visão convencional sobre deficiência e dos preconceitos a ela vinculados, dissociando-a das noções de doença, degeneração, desvio, incapacidade e invalidez,
e situando-a na perspectiva de uma `condição', da mesma forma que caracteriza mulheres, negros/as, LGBT e outros públicos.
Essa discussão mostra-se essencial em razão da mudança paradigmática na conceituação de deficiência e a necessária popularização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, entre os gestores públicos, profissionais, especialistas, militantes e entidades que trabalham no campo da deficiência, para que adquiram uma visão sistêmica sobre deficiência e equiparação de oportunidades.
Espera-se como desdobramento a ampliação do acesso de pessoas com deficiência às políticas públicas e ações afirmativas e uma melhor adequação das políticas às necessidades dessa população.
Confiram no link abaixo as informações sobre a Programação, Público-Alvo e Inscrições.
I Seminário Nacional sobre Deficiência e Funcionalidade - www.pessoacomdeficiencia.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário