Recomendações para o aprendizado da linguagem.
A melhor maneira da criança aprender sobre o mundo é fazendo ela
interagir com o mundo que a cerca, isto também serve para a
linguagem, ou seja, o melhor caminho para se aprender uma língua é
convivendo com o mundo onde todos falem a língua que se deseja
aprender.
interagir com o mundo que a cerca, isto também serve para a
linguagem, ou seja, o melhor caminho para se aprender uma língua é
convivendo com o mundo onde todos falem a língua que se deseja
aprender.
No caso de uma criança com Síndrome de Down que ainda não tenha aprendido a falar, é necessário que os pais treinem essa criança a aprender a explorar o
mundo e saber como interagir nele através da linguagem
(gestos, balbucio, linguagem funcional, sempre falando o que ela
está fazendo).
Segue abaixo uma lista de atividades que podem ser trabalhadas em
casa através do uso dos sentidos, da presença ou ausência das coisas
do meio ambiente e da obtenção de uma atenção
concentrada, dirigida e apropriada:
•
Audição: (sons da fala): falar sobre a ação em curso,
ao falar use frases curtas e fale sobre em coisas concretas.
•
Visão: mostrar o que está fazendo ou vendo dizendo
sempre o nome do objeto.
•
Tato: dar oportunidade de tocar e sentir as coisas,
nomeando sempre objeto que está sempre sendo explorado (ex. frio/quente;
áspero/liso; grande/pequeno, etc).
•
Escutar: (sons ambientais): prestar atenção aos sons
do
ambiente, levar o seu filho a imitar um pássaro, avião, imitar e localizar a fonte sonora.
ambiente, levar o seu filho a imitar um pássaro, avião, imitar e localizar a fonte sonora.
•
Paladar: deixar o seu filho explorar o mundo através
da boca e o nariz, vá ensinando o gosto das coisas: amargo, doce, salgado, bom,
ruim, sempre se nomeando.
•
Odor: dizer sempre a criança o cheiro das coisas que
ela está sentindo.
•
Movimento: ensinar a movimentar os objetos, mostrar
como
sacudir, mexer, empurrar, dizendo sempre ação que está sendo feita.
sacudir, mexer, empurrar, dizendo sempre ação que está sendo feita.
•
Usar linguagem compatível com as possibilidades de
compreensão da criança. Ex.: quando for para a escola, "Vamos para a
escola".
•
Dar nomes às coisas, de modo natural. Nomear
sistematicamente objetos, ações, aumenta a possibilidade de compreensão assim
como conduz ao uso de palavras novas. Ex. Explicar todas as ações realizadas
com a criança.
•
Interpretar atos não-intencionais como se fossem atos
comunicativos intencionais.
comunicativos intencionais.
•
Corrigir as palavras erradas emitidas pela criança,
dando o
modelo correto e solicitando a emissão correta dela.
modelo correto e solicitando a emissão correta dela.
•
Falar com a criança durante a atividade e pedir a ela
que ajude falando também. Ex.: Durante o banho (dizer: vamos lavar os cabelos,
a barriga, o pé) e perguntar a criança o que está sendo lavado, por ex: a mão.
•
Mostrar o que está fazendo, dizer o nome, a cor dos
objetos
durante a brincadeira.
durante a brincadeira.
•
Ensinar para que a criança faça o manuseio de objetos,
mostrando como faz, explicando por meio de palavras enquanto mostra e deixando
que ela faça sozinha, mesmo que inicialmente faça errado.
•
Sempre que alguém perguntar algo, mesmo que ela não
fale corretamente, não responda por ela, assim, ela vai ter a necessidade de
falar corretamente para ser entendida.
•
Algumas vezes finja que não está entendendo o que ela
quer, para que ela se esforce e tente repetir ou ser mais clara e só então você
faz o que ela quer.
•
Elogie sempre que a criança conseguir fazer algo novo,
ou
melhor.
melhor.
Massagem
para fortalecer a musculatura da língua, lábios e
bochecha:
1- Massagem rápida e vigorosa nas bochechas: com sentido de cima
para baixo, ou seja, saído de um ponto próximo às orelhas em direção
a boca.
bochecha:
1- Massagem rápida e vigorosa nas bochechas: com sentido de cima
para baixo, ou seja, saído de um ponto próximo às orelhas em direção
a boca.
2- Inflar bochechas: brincar com a criança, de levar o ar de uma
bochecha para a outra, ou também pedir a ela que segure o ar só do
lado direito e depois só do lado esquerdo. Essa é mais uma maneira
de fazê-la realizar a vedação labial.
3- Estimulação da sucção: iniciar com uma massagem lenta na língua
de preferência com a ajuda de um alimento que a paciente goste e
pedir que ela faça sucção do dedo de quem está aplicando a massagem.
4- Exercícios de contra-resistência para a língua: estes podem ser
realizados logo após a massagem para a sucção, pedindo que a
paciente empurre para frente e para os lados, o dedo de quem estiver
aplicando a massagem.
5- Exercício para os lábios: pedir que a criança solte beijos, ou
sopre para fazer bolinhas de sabão, encha bexiga, faça uma
competição de barquinhos de papel, de modo que ela treine fazer
bico, dessa maneira estimula-se a musculatura dos lábios e também
o vedamento labial.
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