quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aprendizado na Síndrome de Down


Recomendações para o aprendizado da linguagem.

A melhor maneira da criança aprender sobre o mundo é fazendo ela
interagir com o mundo que a cerca, isto também serve para a
linguagem, ou seja, o melhor caminho para se aprender uma língua é
convivendo com o mundo onde todos falem a língua que se deseja
aprender.

No caso de uma criança com Síndrome de Down que ainda não tenha aprendido a falar, é necessário que os pais treinem essa criança a aprender a explorar o
mundo e saber como interagir nele através da linguagem
(gestos, balbucio, linguagem funcional, sempre falando o que ela
está fazendo).

Segue abaixo uma lista de atividades que podem ser trabalhadas em
casa através do uso dos sentidos, da presença ou ausência das coisas
do meio ambiente e da obtenção de uma atenção
concentrada, dirigida e apropriada:

      Audição: (sons da fala): falar sobre a ação em curso, ao falar use frases curtas e fale sobre em coisas concretas.
      Visão: mostrar o que está fazendo ou vendo dizendo sempre o nome do objeto.
      Tato: dar oportunidade de tocar e sentir as coisas, nomeando sempre objeto que está sempre sendo explorado (ex. frio/quente; áspero/liso; grande/pequeno, etc).
      Escutar: (sons ambientais): prestar atenção aos sons do
ambiente, levar o seu filho a imitar um pássaro, avião, imitar e localizar a fonte sonora.
      Paladar: deixar o seu filho explorar o mundo através da boca e o nariz, vá ensinando o gosto das coisas: amargo, doce, salgado, bom, ruim, sempre se nomeando.
      Odor: dizer sempre a criança o cheiro das coisas que ela está sentindo.
      Movimento: ensinar a movimentar os objetos, mostrar como
sacudir, mexer, empurrar, dizendo sempre ação que está sendo feita.
      Usar linguagem compatível com as possibilidades de compreensão da criança. Ex.: quando for para a escola, "Vamos para a escola".
      Dar nomes às coisas, de modo natural. Nomear sistematicamente objetos, ações, aumenta a possibilidade de compreensão assim como conduz ao uso de palavras novas. Ex. Explicar todas as ações realizadas com a criança.
      Interpretar atos não-intencionais como se fossem atos
comunicativos intencionais.
      Corrigir as palavras erradas emitidas pela criança, dando o
modelo correto e solicitando a emissão correta dela.
      Falar com a criança durante a atividade e pedir a ela que ajude falando também. Ex.: Durante o banho (dizer: vamos lavar os cabelos, a barriga, o pé) e perguntar a criança o que está sendo lavado, por ex: a mão.
      Mostrar o que está fazendo, dizer o nome, a cor dos objetos
durante a brincadeira.
      Ensinar para que a criança faça o manuseio de objetos, mostrando como faz, explicando por meio de palavras enquanto mostra e deixando que ela faça sozinha, mesmo que inicialmente faça errado.
      Sempre que alguém perguntar algo, mesmo que ela não fale corretamente, não responda por ela, assim, ela vai ter a necessidade de falar corretamente para ser entendida.
      Algumas vezes finja que não está entendendo o que ela quer, para que ela se esforce e tente repetir ou ser mais clara e só então você faz o que ela quer.
      Elogie sempre que a criança conseguir fazer algo novo, ou
melhor.

Massagem para fortalecer a musculatura da língua, lábios e
bochecha:

1- Massagem rápida e vigorosa nas bochechas: com sentido de cima
para baixo, ou seja, saído de um ponto próximo às orelhas em direção
a boca.

2- Inflar bochechas: brincar com a criança, de levar o ar de uma
bochecha para a outra, ou também pedir a ela que segure o ar só do
lado direito e depois só do lado esquerdo. Essa é mais uma maneira
de fazê-la realizar a vedação labial.

3- Estimulação da sucção: iniciar com uma massagem lenta na língua
de preferência com a ajuda de um alimento que a paciente goste e
pedir que ela faça sucção do dedo de quem está aplicando a massagem.

4- Exercícios de contra-resistência para a língua: estes podem ser
realizados logo após a massagem para a sucção, pedindo que a
paciente empurre para frente e para os lados, o dedo de quem estiver
aplicando a massagem.

5- Exercício para os lábios: pedir que a criança solte beijos, ou
sopre para fazer bolinhas de sabão, encha bexiga, faça uma
competição de barquinhos de papel, de modo que ela treine fazer
bico, dessa maneira estimula-se a musculatura dos lábios e também
o vedamento labial.

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